Peninsula Iberica – (4000km) Out 2009

A primeira grande viagem na caracoleta- objectivo percorrer a Península Ibérica: Guarda, Salamanca, Picos da Europa, Santander, Biarritz, Pirineus, Paz de la Casa, Andorra, Barcelona, Benicàssim, Benidorm, Alicante, Cartagena, Granada, Serra Nevada, Sevilha, Punta Umbría, Vila Real de Santo António, Alcoutim, Aldeia da Luz, Reguengos de Monsarraz, Évora e Lisboa.
Km efectuados – cerca de 4000
Saímos de Lisboa em direcção à Guarda onde pernoitamos, o tempo era de chuva e ventos muitos fortes, estávamos em Outubro e por esta altura anoitece muito cedo. De manhã, o tempo não nos permitiu visitar a cidade. Decidimos iniciar viagem com o objectivo de chegar à fronteira e assim entramos em território espanhol.

Breve passagem por Salamanca, seguimos viagem em direcção a norte, passamos pelos fantásticos Picos da Europa,


até Avillés (já a norte) onde dormimos.
Seguimos a nossa rota pela costa passando por Ribadesella.
uma breve paragem para descansar e desfrutar as belas paisagens.
a bela cidade de Santander, onde almoçamos com uma bela vista para o rio.
Seguimos a nossa rota passando pelo o pais Basco (Bilbao e San Sebastián), decidimos seguir um pouco mais longe do que tínhamos em mente, ir até território francês Biarritz, Capbreton (onde pernoitamos junto à mariana) e Bayonne.
O tempo melhorou significativamente e o sol começou a fazer-nos companhia.
Chegou a altura de atravessar os Pirineus, esta fase da viagem foi fantástica, paisagens indescritíveis, nem as fotografias conseguiram captar a essência do momento, o silêncio, a cor, a altitude, as montanhas…a natureza no seu estado selvagem e puro.
Próxima paragem Paz de La Casa estância de Ski (Andorra), onde dormimos junto de muitos autocaravanistas, o frio aqui fez-se sentir, embora ainda não houvesse vestígios de neve.
Descemos até Andorra, onde almoçamos e aproveitamos para fazer umas compras.
Barcelona foi o nosso próximo destino, aproveitamos fomos à feira da fotografia, mas a dificuldade em estacionar no centro das grandes cidades fez com que deixassemos a autocaravana numa área de serviço na Diagonal del Mar, onde pernoitamos. Fomos de metro até ao centro da cidade. Não temos registo fotográfico desta visita pois optamos por não levar máquina.
Na manhã seguinte, demos uma breve volta pela cidade, seguimos a nossa rota junto ao mar, chegámos à bela e convidativa praia de Benicàssim, o frio e a chuva ficaram para trás, o calor era agora o nosso companheiro de viagem, ainda houve tempo para uns belos mergulhos.
A viagem continuou pela costa espanhola, decidimos ir conhecer Benidorm, chegamos no final da tarde, estacionamos numa das movimentadas ruas e fomos explorar o “pedaço de cimento” turístico. Decidimos dormir por ali, mas depressa nos arrependemos pois o movimento e barulho nocturno fez com que tivessesmos de procurar, a meio da noite outro local para conseguirmos dormir.

Assim que amanheceu, partimos junto à costa.

Parámos para almoçar e aproveitamos um belo dia de praia.

No final do dia partimos rumo a Granada e Serra Nevada.
Granada

Próximo destino Sevilha…ficámos a pernoitar num parque da policia local, no dia seguinte fomos visitar a cidade e experimentamos as belas Tapas.
Seguimos rumo a Punta Humbríal, encontramos um local fantástico junto ao mar onde ficamos 2 dias a usufruir da bela praia.
Seguimos em direcção a Portugal: Castro Marín, Vila Real de Stº António, Alcoutim, Aldeia da Luz, Reguengos de Monsaraz, Évora e Lisboa.